quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Furacão



O furacão é uma tempestade que se forma sobre os oceanos de regiões tropicais. Tem o formato de uma coluna que gira em torno do seu próprio eixo e pode provocar ventos de até 300 km/h. No seu centro, conhecido como o “olho do furacão”, a pressão é muito baixa, não há chuva e os ventos são mais fracos.
Esse tipo de tempestade é chamada de furacão quando se origina no Oceano Atlântico ou no nordeste do Oceano Pacífico e de tufão quando ocorre a partir do noroeste do Oceano Pacífico. O mesmo fenômeno é conhecido como ciclone quando se forma no Oceano Índico.

Os furacões recebem nomes dados pelos meteorologistas e são classificados de acordo com sua intensidade.
Eles aparecem em mares de água quente, onde o calor faz muita água evaporar e formar nuvens que formam chuvas e ventos fortíssimos.
Os furacões ocorrem com maior freqüência no hemisfério norte, mas não podemos descartar a possibilidade de ocorrer no hemisfério sul.
Felizmente, não é comum a formação de furacões no Brasil. Porém, em março de 2004, houve a formação de um furacão na região sul do Brasil, com ventos de até 170 km/h atingindo os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi um dos maiores e mais violentos furacões brasileiros já registrados.

Sandy foi o furacão mais recente que atingiu a Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, Republica Dominicana, alguns estados da costa leste dos Estados Unidos e parte do Canadá, em outubro de 2012, deixando um rastro de destruição por onde passou.

Curiosidade: A palavra “furacão’’ tem origem entre os maias. De acordo com a mitologia maia, Huracan era o deus responsável pelas tempestades.
Fonte: Revista Recreio
Dicas Culturais
Indicações
Filme: Twister
           Direção: Jan de Bont
           Gênero: Aventura     
Sinopse: no Oklahoma, uma tempestade que não acontece há décadas está se prenunciando e dois grupos de cientistas rivais planejam entrar para a história colocando sensores no tornado, para que estas informações possam ir até um computador e, assim, seja possível prever sua chegada com maior antecedência. Mas para colocar os sensores é necessário ficar o mais próximo possível do tornado e torcer para que os sensores sejam sugados pela tempestade. Em uma das equipes está uma jovem (Helen Hunt) obcecada por tal idéia, pois em 1969 ela viu o pai ser sugado por uma tempestade, e atualmente ela planeja conseguir seu intento ou morrer tentando.

Texto elaborado pelos alunos:

  • Gustavo Morgado de Sousa Silva e Luís Henrique Janoni de Araújo – 5º Ano A
  • Marcelo Oliveira Caldana e Ricardo Vanin Mega – 5º Ano B
Revisado pela Profª Paula Scarpa.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Meu Pé de Laranja Lima





Esta semana começamos a leitura do livro “O Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos, que já é um clássico da literatura brasileira do século XX.
A história já virou novela de televisão, filme e peça teatral, pena que não tivemos a oportunidade de assistir, afinal já faz muito tempo!

  
Vamos escrever um pouquinho sobre o começo da história:
O menino Zezé, é filho de uma família pobre, que tem muitos irmãos e passa por diversas aventuras. É um menino que já sabe ler e tenta provar para todos que é sabido. Aprende muitas coisas com seu irmão mais velho, seu grande sonho é ser poeta e usar gravata de laço.
Que tal você continuar essa leitura? Vale a pena!

 
Texto elaborado pelos alunos:

  • Matheus de Barros Ferreira Pinto e Vinícius Barquete de Barros de Assis – 5º Ano A 


    Revisado pela Profª Paula Scarpa.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Paisagens Brasileiras



Nesta semana estamos estudando sobre os aspectos naturais das paisagens brasileiras.
As paisagens no Brasil são ricas e diversificadas: árvores altas e de copas fechadas, vegetação rasteira, troncos retorcidos, cactos, rios planos ou com quedas d’água, com grande volume de extensas planícies, montanhas, planaltos, etc. 
Os diferentes tipos de paisagens que existem são influentes por diversos elementos. Entre eles estão as chuvas, a temperatura, a intensidade dos raios solares e os ventos.



Alguns eventos que acontecerão no Mês de Novembro de 2012:

  • Dia 26/11 - Reunião de pais do 5ºA às 7h no Multiuso 1;
  • Dia 27/11 - Reunião de pais do 5ºB às 7h no Multiuso 1
  • Dia 27/11 - Missa de Auto de Natal às 19h30 na Capela.


Texto elaborado pelos alunos:

  • Giovanni Arthur Madurro Ribeiro e Luís Felipe Faleiros Macêdo Bomfim – 5º Ano B

 Revisado pela Profª Paula Scarpa